Bolsas europeias caem após anúncio de referendo sobre pacote na Grécia

Bolsas europeias caem após anúncio de referendo sobre pacote na Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

As principais bolsas da Europa abriram em forte baixa nesta terça-feira (1º), arrastadas pela incerteza após a decisão grega de organizar um referendo sobre o recente acordo em Bruxelas para solucionar a crise da dívida , o que provocou uma queda de 6,31% na abertura do mercado em Atenas. Segundo o primeiro-ministro do país, George Papandreou, os eleitores terão de responder se querem adotar o pacote ou não.

Perto das 7h30, a baixa do índice Athex era de 6%. O índice Dax de Frankfurt perdia 3,46% e o CAC 40 de Paris recuava 3,21%. Em Londres, o índice Footsie 100 cedia 2,19%. Madri perdia 2,95% e Milão 3,58%. O anúncio de um referendo na Grécia provoca novos temores de divisão na União Europeia (UE) com uma eventual saída de Atenas do bloco, caso seus habitantes rejeitem a solução proposta por Bruxelas. Os bancos seriam as primeiras vítimas.

Aproximadamente 60% dos gregos enxergam a cúpula dos líderes europeus na semana passada, quando acertaram um novo pacote de ajuda de 130 bilhões de euros, como negativo ou provavelmente negativo, mostrou uma pesquisa divulgada no sábado.

O parlamento grego aprovou, no último dia 20, um novo pacote com medidas de austeridade que buscam melhorar as precárias contas públicas do país, reduzindo o déficit de 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 para 8,5%. A aprovação, necessária para garantir a liberação de uma nova parcela de ajuda, ocorreu em meio a violentos protestos do lado de fora do parlamento, em Atenas.

Ásia

Na Ásia, os mercados também fecharam em baixa. A bolsa de Tóquio encerrou a sessão de terça-feira em queda de 1,25%, com os investidores preocupados com a situação da dívida europeia. Em Hong Kong, a queda foi de 2,49% e, em Sydney, de 1,52%. Já em Pequim, foi registrada alta de 0,08%.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições