Bolsas europeias fecham em queda diante de dados da economia grega

Bolsas europeias fecham em queda diante de dados da economia grega

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:25

O principal índice das ações europeias fechou nesta segunda-feira (3) no menor patamar em uma semana, após a Grécia admitir que não cumprirá as metas de déficit neste ano, alimentando preocupações com um possível default.   O FTSEurofirst 300, que mede a oscilação dos mais importantes papéis do continente, caiu 1,2%, para 912 pontos, segundo dados preliminares.

No acumulado do ano, o índice já perdeu mais de 18%.

As ações do setor bancário estiveram entre as de pior desempenho, por preocupações de que tenham de registrar mais baixas contábeis nos preços da dívida grega que detêm. O índice STOXX Europe 600 para bancos caiu 2,7%.

Alguns analistas dizem que um default da Grécia é inevitável, mas que a pior notícia pode agora estar precificada nas ações.

"É uma questão de quando, não se (a Grécia declarar default)", disse o gestor de fundo da Schroders, Andy Lynch, que gerencia 197 bilhões de libras (US$ 305 bilhões) em ativos. "Mas provavelmente nós deveremos ver alguma forma de recuperação para as ações de agora até o final do ano, em que muitas notícias negativas serão bem conhecidas."

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,03%, a 5.075 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 2,28%, para 5.376 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 1,85%, a 2.926 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,31%, para 14.642 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 2,26%, a 8.353 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 2,6%, para 5.737 pontos.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições