MENU

Bolsas europeias fecham sem direção comum

Bolsas europeias fecham sem direção comum

Atualizado: Quinta-feira, 16 Dezembro de 2010 as 3:52

As principais bolsas europeias tiveram uma quinta-feira sem rumo comum, com o principal índice regional subindo ajudado por ganhos em ações do setor alimentício após o salto nos papéis da Danisco devido a bons resultados, apesar dos receios sobre a zona do euro terem pesado na confiança do investidor.

O índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais empresas da região, fechou em alta de 0,36 por cento, para 1.131 pontos, perto das máximas em 26 meses.

Investidores ficaram atentos ao encontro de dois dias da União Europeia, que ocorre ao mesmo tempo em que Espanha e Portugal enfrentam crescentes pressões nos mercados de bônus depois dos pacotes de resgate às endividadas Grécia e Irlanda, concedidos pela UE e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de implementação de medidas de austeridade.

'O perigo de contágio continua na cabeça dos investidores e esse é sem dúvida um dos maiores riscos macroeconômicos que se pode apontar quando se mira em 2011', disse Henk Potts, estrategista de ações no Barclays Wealth.

'Mas o cenário corporativo ainda parece muito bom, a tendência de alta nos lucros continua e as políticas públicas devem continuar benignas aos acionistas. O nome do jogo é tentar segurar os ganhos observados nas duas últimas semanas.'

A ação da fabricante de ingredientes para alimentos Danisco subiram 4,4 por cento após a empresa ter apresentado uma alta maior que a esperada no lucro trimestral e ter elevado as previsões para o ano.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou com oscilação negativa de 0,02 por cento, em 5.881 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,11 por cento, para 7.024 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 avançou 0,21 por cento, para 3.888 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib encerrou em queda de 0,21 por cento, a 20.366 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 encerrou estável, aos 10.010 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve queda de 0,71 por cento, para 7.833 pontos.    

veja também