Bolsas europeias seguem as asiáticas e operam em baixa

Bolsas europeias seguem as asiáticas e operam em baixa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira (30), registrando o pior desempenho mensal desde os dias mais voláteis da crise financeira global de 2008.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,28%, após três dias seguidos de alta. No mês, o índice acumula queda de cerca de 13%, a maior desde outubro de 2008.

Na Europa, perto das 8h30 (horário de Brasília), a maioria dos índices das bolsas operavam em baixa. Em Londres, a queda era de 1,57%; em Frankfurt, de 2,67%; em Paris, de 1,89%;em Madri, 1,44%.

O euro recuou, rumando para a maior perda mensal em quase um ano, com a aprovação de novos poderes para o fundo de resgate europeu no Parlamento alemão tendo um impacto pouco duradouro.

Temores sobre o aprofundamento da crise de dívida da Europa e a desaceleração da economia global, que prejudicariam as exportações da Ásia, fizeram investidores reduzir apostas em ativos de maior risco no trimestre até setembro.

Os mercados asiáticos, que têm fundamentos considerados superiores em relação aos mercados desenvolvidos no ocidente, não ficaram imunes: os investidores institucionais continuaram a se proteger contra o enfraquecimento das moedas da região, como o iuan.

As ações chinesas listadas em Hong Kong caíram 3,8% , com investidores vendendo papéis de bancos por receio sobre sua exposição no caso de uma retração do mercado imobiliário.

Os mercados de Tóquio , Sydney e Seul fecharam estáveis. Apenas Hong Kong teve forte declínio, de 2,32%, com investidores realizando lucros.

Embora a compra de ações recentemente desvalorizadas tenha dado suporte aos mercados nesta semana, ganhos adicionais podem ser difíceis, já que as preocupações com os fundamentos macroeconômicos continuam.

A bolsa de Taiwan destoou ao avançar 0,60%, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,26%. Cingapura retrocedeu 1,22%.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições