Bolsas europeias sobem por esperança com plano anticrise

Bolsas europeias sobem por esperança com plano anticrise

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

As bolsas de valores da Europa operavam em forte alta nesta terça-feira (27), por esperanças de que as autoridades do continente agirão para conter os problemas da Grécia e resolver a crise de dívida regional que ameaça estragar de vez a economia global.   O setor financeiro, antes abatido por causa de sua exposição às economias mais fracas da zona do euro, era destaque de alta. "Dada a incerteza nesse momento, há espaço para pessimismo e otimismo. Os otimistas expõem esperança de que nós ainda podemos ver os políticos tomando as rédeas da situação atual nas próximas semanas", disse Keith Bowman, analista da Hargreaves Lansdown.

"Mas ainda há muitas preocupações. Os investidores continuam céticos sobre o sucesso das medidas que estão sendo planejadas para resolver a crise de crédito."

De qualquer forma, o índice FTSEurofirst 300 , que reúne as principais ações no continente, subia 3,30%, perto das 9h30 (horário de Brasília). No último pregão, o índice subiu 1,8% após notícias de que as autoridades estariam elaborando planos para aumentar o tamanho do fundo de resgate da zona do euro, reduzir a dívida da Grécia e recapitalizar os bancos.

Em Londres, índice tinha alta de 3,03%; em Frankfurt, o avanço era de 4,25%, em Paris, de 4,19%; em Madri, de 3,03% e Milão, de 3,79%.

Apesar do rali, a volatilidade de muitos índice subia, indicando o nervosismo do investidor sobre a situação.

O mercado também aguardava a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) na semana que vem. Autoridades do BCE disseram na segunda-feira que mantém em aberto suas opções para corte de juros e houve sinais de que o banco poderia começar a oferecer empréstimos ilimitados de 12 meses para os bancos novamente.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições