Bom preço do café incentiva agricultores a aumentarem plantios

Bom preço do café incentiva agricultores a aumentarem plantios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

O bom preço do café está incentivando os agricultores a aumentar a área plantada. A procura por sementes e mudas cresceu bastante no sul de Minas.

Na Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária, em Três Pontas, Minas Gerais, a procura pelas sementes de café cresceu muito este ano. As encomendas triplicaram em relação ao mesmo período de 2010. “O ano passado, nesta época, aqui na fazenda da Epamig, a gente estava com 800, 900 quilos de encomenda. Este ano, somando, já temos mais de 2.400 só nesta fazenda experimental” disse Ronaldo de Medeiros, gerente da Fazenda Experimental, Epamig.

O mesmo acontece com as mudas de café. Um viveiro costuma produzir um milhão delas por ano de diversas variedades. A mundo novo e a catuaí são as mais procuradas. “A tendência é que se os produtores não se movimentarem e já encomendarem as mudas agora para o plantio de novembro e dezembro, devemos ter falta de mudas”, contou Marcos Garcia, agrônomo.

Com o preço do café em alta, muitos produtores decidiram ampliar as plantações. Em uma fazenda, o pasto aos poucos se transforma em cafezal. Serão plantados 200 mil pés. O empresário Sérgio de Oliveira tem uma empresa que faz o plantio das mudas em fazendas da região. Teve que se adaptar para dar conta do serviço. “O ano passado trabalhei com duas máquinas, este ano estamos trabalhando com cinco”.

Glilson Paiva tem 180 mil pés de café. Colheu este ano 1.300 sacas. Agora vai ampliar a lavoura. Serão mais 60 mil mudas que vão ocupar o lugar onde hoje está plantado o milho. O cafeicultor disse que a ampliação da lavoura está sendo feita de forma equilibrada. “A gente tem que fazer o possível. Acho que cada um tem que aumentar cerca de 20% da produção para ver se conseguimos manter o preço. Se todo mundo plantar demais, dobrar a produção, aí não adianta porque os preços caem”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições