Bovespa acompanha mercado internacional e opera em queda

Bovespa acompanha mercado internacional e opera em queda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa nesta segunda-feira (5), acompanhando o cenário do mercado externo.

Às 10h31, o principal índice das ações brasileiras, o Ibovespa, caía 2,17%, aos 55.302 pontos, no começo de um pregão com volume reduzido em meio ao feriado nos Estados Unidos.

As bolsas europeias operam em baixas expressivas neste início de semana, pelo temor de uma recessão nos Estados Unidos e afetadas pela crise da dívida, assim como por um forte retrocesso dos valores bancários.     Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que não foram criados postos de trabalho no país em agosto .

Perto das 10h40 (horário de Brasília), Paris e Frankfurt perdiam mais de 4%. Londres cedia quase 3% e Milão e Madri, quase 4%.

O índice FTSEurofirst 300, que mede o desempenho das principais ações europeias, caía quase 3%, pouco acima dos 920 pontos.

Mercado asiático

As bolsas asiáticas também caíram nesta segunda-feira . O índice do mercado japonês Nikkei caiu 1,86%. O índice de Seul recuou 4,39%. O mercado se desvalorizou 2,95% em Hong Kong e 2,65% em Taiwan , enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 1,96%. Cingapura encerrou em queda de 2,46% e Sydney recuou 2,38%.

Na sexta-feira (2), depois de uma sequência de cinco altas seguidas, a Bovespa fechou em queda de quase 3%, após dados decepcionantes sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos em agosto. O Ibovespa recuou 2,73%, aos 56.531 pontos. O volume financeiro do pregão desta sexta-feira foi de R$ 7,11 bilhões.

Na semana, o principal indicador do mercado acionário brasileiro subiu 5,96%. No ano, o Ibovespa tem queda acumulada de 18,43%.

Também na sexta, as principais bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda de mais de 2%. O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, recuou 2,2%, para 11.240 pontos. O Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 2,53%, para 1.173 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 2,58%, para 2.480 pontos. No acumulado da semana, o Dow recuou 0,4%, e o S&P 500 cedeu 0,2%, enquanto o Nasdaq ficou praticamente estável.

Na última quinta-feira (1º), a Casa Branca reduziu sua previsão para a economia dos Estados Unidos , mostrando que o desemprego pode ficar em média em 9% em 2012 e prevendo um crescimento menor do que o esperado para os próximos anos.

A administração do presidente Barack Obama, em sua revisão anual de meio de ano, disse que o crescimento econômico pode desacelerar para 1,7% em 2011. Em fevereiro, a administração federal havia previsto que a economia cresceria 2,7% este ano.

A Casa Branca diz que a nova previsão reflete a deterioração das condições econômicas nos últimos meses. No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1,3%, em taxa anual, de acordo com a primeira estimativa.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições