Bovespa opera em alta, seguindo otimismo externo

Bovespa opera em alta, seguindo otimismo externo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Seguindo as bolsas externas, a Bovespa operava em alta nesta quinta-feira (6). Às 14h16, o Ibovespa subia 2,57%, a 52.326 pontos.   As bolsas asiáticas fecharam em alta com a cobertura de posições vendidas e caça a pechinchas, por otimismo que os líders da zona do euro estejam agindo para ajudar o setor financeiro do bloco.

Na véspera, o Ibovespa avançou 0,65%, aos 51.013 pontos. O volume financeiro foi de R$ 5,9 bilhões.

Na Europa

As bolsas europeias encerram o pregão desta quinta-feira em alta . O Banco Central Europeu (BCE) informou que decidiu retomar a operação de compra de bônus cobertos (títulos) e manter duas operações separadas de refinanciamento para bancos da zona do euro, afirmou o presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, num esforço para evitar uma iminente crise de liquidez.

Falando na última entrevista coletiva à imprensa do seu mandado de oito anos na condução do BCE, Trichet afirmou que o banco comprará até 40 bilhões de euros em bônus cobertos emitidos por bancos, a partir de novembro. O banco fará suas compras nos mercados primário e secundário e espera concluir o programa em outubro de 2012.

Além disso, o BCE fará uma oferta de refinanciamento de 12 meses em outubro e outra com vencimento de aproximadamente 13 meses em dezembro. Ambas as ofertas terão tamanho ilimitado. Trichet disse também que o banco continuará a oferecer liquidez ilimitada em suas operações semanais e mensais até julho do próximo ano.

As medidas "continuarão a assegurar que os bancos da zona do euro não estão limitados no lado da liquidez", afirmou Trichet. Segundo ele, os riscos para a economia "continuam no sentido descendente em um ambiente de incerteza particularmente elevada", enquanto os riscos para a estabilidade dos preços no médio prazo permanecem "amplamente equilibrados."          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições