Bovespa segue mercado externo e passa a cair nesta quinta-feira

Bovespa segue mercado externo e passa a cair nesta quinta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

A Bovespa não conseguiu manter o comportamento de alta registrado no início do pregão desta quinta-feira (13) e passou a operar em queda, seguindo as bolsas dos Estados Unidos.

Às 12h44 (horário de Brasília), o Ibovespa caía 0,54%, a 53.546 pontos.

O índice Dow Jones , referência da bolsa de Nova York, recuava 1,02%. Na abertura, às 10h15, a bolsa paulista chegou a subir 1,05%.

Na quarta-feira, o índice Dow Jones , referência da Bolsa de Nova York, avançou 0,9%, com investidores mais otimistas com um progresso na Europa quanto a um resgate financeiro.

Nesta quinta-feira, as discussões sobre maior participação do setor privado no plano de resgate europeu continuam.

Na véspera, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, pediu que os governos na União Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e a própria Comissão unam forças para recapitalizar os bancos por meio de injeção pública e privada de recursos e sugeriu uma abertura completa das questões relacionadas à dívida soberana.

Barroso sugeriu que os bancos que precisem de mais recursos não paguem bônus nem dividendos até que consigam criar um colchão que atenda aos novos padrões de capital.

O plano de recapitalização não agradou o setor bancário europeu, com medidas como a supressão de bônus e dividendos nas entidades resgatadas e o aumento temporário do capital mínimo exigido para garantir a solvência.

O BCE, por sua vez, afirmou em seu Boletim Mensal que o envolvimento do setor privado para ajudar os países europeus a reconquistar sustentabilidade fiscal pode ferir a reputação do euro como moeda, adicionando volatilidade aos mercados internacionais de câmbio.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições