Bovespa tem ligeira alta em dia de rumores na Itália

Bovespa tem ligeira alta em dia de rumores na Itália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu de lado, de olho nas novas notícias da Europa, que se deslocaram da Grécia para a Itália . Às 11h27, o índice Bovespa (Ibovespa) tinha leve alta de 0,17%, aos 58.772 pontos.A Bovespa opera na contramão da maioria das bolsas europeias, que caem, mas do mesmo lado da Itália, que sobe 1,89%. Londres recuava 0,58%, Paris caía 0,16% e Alemanha -0,09%.

O fim de semana trouxe boas notícias de Atenas, diante do acordo para que o primeiro-ministro, George Papandreou, deixe o cargo. A medida abre espaço para a formação de um governo de união nacional , que deve aprovar o mais recente pacote de resgate financeiro proposto pela União Europeia. Porém, esse avanço político não evita o temor de um caos financeiro no Velho Continente. Nas últimas horas, o foco se voltou para a Itália.

Mais cedo, havia rumores de que o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, estaria perto de renunciar. Porém, segundo um legislador do partido do premiê, Fabrizio Cicchitto, Berlusconi não tem a intenção de abandonar o cargo. Amanhã, será feita a segunda votação sobre o orçamento italiano e o governo de Berlusconi poderá enfrentar um voto de confiança.

Além da novidade italiana, o primeiro-ministro francês, François Fillon, anunciou nesta segunda-feira planos para mais economias orçamentárias de 7 bilhões de euros em 2012 e de 11,6 bilhões de euros em 2013, conforme a segunda maior economia da zona do euro busca proteger seu rating máximo "AAA" e evitar a pressão dos mercados financeiros, que agora está afetando a Itália.

Vale lembrar que os EUA saíram do horário de verão ontem, atrasando seus relógios em uma hora. Com isso, mudam os horários de abertura e fechamento dos mercados financeiros, em relação ao horário oficial no Brasil. A Bolsa de Nova York passa a operar das 12h30 às 19h (horário de Brasília).

Câmbio

O dólar começou a semana em alta frente ao real, mas às 11h36 já virava e passava a cair. O dólar comercial operava com queda de 0,31%, a R$ 1,7476 na venda.

Ásia

A maioria das bolsas asiáticas fechou no campo negativo . Novamente, os investidores mostraram preocupações com a crise da dívida da Grécia. Não houve negociações em Cingapura, Filipinas e Malásia por ser feriado.

Na Bolsa de Hong Kong, os investidores também estiveram cautelosos à espera dos números da inflação na China, a serem divulgados na quarta-feira. O índice Hang Seng perdeu 164,90 pontos, ou 0,8%, e fechou aos 19.677,89 pontos.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições