Brasil confia em parceria com Itália para acordo Mercosul-UE

Brasil confia em parceria com Itália para acordo Mercosul-UE

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O governo brasileiro conta com a parceria da Itália para concretizar as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. A informação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, que participou nesta terça-feira de seminário Brasil-Itália na sede da Federação das Indústrias dos Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro terá ainda a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. "Sabemos que a Itália é uma forte aliada para nos ajudar a concretizar este acordo e esperamos conquistar bons resultados conjuntos com a retomada da negociação já no decorrer do atual semestre da presidência da UE pela Espanha", disse Miguel Jorge em discurso a empresários brasileiros e italianos.

A Espanha deixa em julho a presidência rotativa da UE, que será assumida pela Bélgica. As primeiras conversas em torno de um acordo entre os dois blocos comerciais começaram há dez anos.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Itália passou de 3,6 bilhões de dólares em 2002 para 9,4 bilhões de dólares em 2008. No ano passado, em decorrência da crise financeira internacional, houve queda de 28 por cento, mas os primeiros cinco meses deste ano mostram alta de 27 por cento.

A visita de Berlusconi acontece em meio à expectativa sobre o futuro do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que cumpre prisão preventiva no Brasil desde 2007. Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal brasileiro autorizou sua extradição, mas determinou que a palavra final cabe ao presidente Lula.

Segundo dados do governo brasileiro, vivem no Brasil 300 mil italianos, enquanto os descendentes chegam a 25 milhões.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições