'Brasil deve superar França até 2015', afirma Mantega

'Brasil deve superar França até 2015', afirma Mantega

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou ontem que nos próximos quatro anos o Brasil poderá desbancar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo.

“A previsão do FMI é que em 2015 o Brasil será a quinta economia do mundo, ultrapassando a França. Acho que 2015 está bom, mas acho que deve ser um pouco antes”, disse em uma entrevista coletiva em São Paulo.

O ministro observou que a velocidade de crescimento do país supera a de nações europeias e, por isso, é “inexorável que nós passemos a França e no futuro, quem sabe, a Alemanha, se ela não tiver desempenho melhor”.

Conforme mostrou a reportagem em outubro, a projeção do FMI aponta que a economia brasileira já passará neste ano a britânica, tornando-se a sexta maior.

O assunto voltou à tona nesta semana com a confirmação dessa projeção também pela consultoria britânica CEBR (sigla em inglês para Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios).

O diretor do Centro de Economia Mundial da FGV, Carlos Langoni, diz que é possível que o Brasil ultrapasse a França em 2015 ou antes.

Para que isso ocorra em 2014, por exemplo, a economia brasileira precisará crescer em média 4,5% nos próximos três anos e a francesa, 0,5%.

“É difícil prever com exatidão, mas é inevitável que o Brasil, assim como Índia e Rússia, ultrapasse os europeus nos próximos anos.

Langoni ressalta, porém, que, mais importante que crescer mais do que o países desenvolvidos, é manter um crescimento de qualidade. Isso significa não crescer num ritmo forte que cause desequilíbrios como alta da inflação e elevação do endividamento público.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições