Brasil foi convidado a integrar a OPEP, diz Lobão

Brasil foi convidado a integrar a OPEP, diz Lobão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Brasil foi convidado a integrar a OPEP, diz Lobão

O Brasil foi convidado para integrar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne nações como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes, o Irã, Iraque, a Nigéria e a Venezuela, maiores produtores de petróleo do mundo.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou no dia 3 de agosto, que recebeu recentemente o convite através do embaixador do Irã. Ele disse que está pensando sobre o assunto e ainda não levou a questão ao Conselho Nacional de Política Energética. “Temos que ter prudência na tomada de uma decisão dessa natureza”, argumentou.

Lobão explicou que, apesar de a exportação de petróleo brasileiro ainda ser pequena, isso não impede o país de integrar a Opep. “Não estamos ainda considerando com todo o rigor essa possibilidade”, afirmou o ministro.

A intenção de integrar a Opep já foi manifestada anteriormente pelo governo. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a entrada na organização pode ser interessante para o Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também já admitiu que o Brasil poderá integrar a Opep, a partir das novas reservas de petróleo e gás descobertas na camada pré-sal pela Petrobras.

Contribua mensalmente
com o GUIA-ME.

Somos um meio de comunicação cristão. Trabalhamos para informar com clareza e exatidão, sustentados por apuração responsável, revisão criteriosa e compromisso editorial.

Não atuamos como influenciadores de opinião, mas como jornalistas comprometidos com a verdade e os princípios de uma cosmovisão cristã.

Torne-se um apoiador
Siga-nos

Mais do Guiame

Davi o Filme

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições