Brasileiro deve consumir mais em 2010

Brasileiro deve consumir mais em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

O brasileiro deve consumir mais em 2010 do que em 2009. Segundo prevê análise da MB Associados, em agosto do próximo ano, no acumulado de 12 meses, as vendas no varejo somarão R$ 103 bilhões a mais, voltando ao pico atingido em meados de 2008.

Somente em dezembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o consumidor deve gastar R$ 10,4 bilhões a mais.

Tais acréscimos, ainda de acordo com a MB Associados, deve-se, em parte, ao dinamismo interno da economia, além das políticas monetária e fiscais extremamente expansionistas.

Consumo e inflação

Se, por um lado, o fato de o consumidor poder comprar mais é algo positivo, por outro, é motivo de preocupação.

Isso porque, na avaliação da MB Associados, um consumo elevado combinado a uma taxa de câmbio estável com tendência de depreciação pode resultar em inflação, o que, por sua vez, deve levar o Banco Central a voltar a subir a taxa básica de juro (Selic) no segundo semestre de 2010.

Dessa forma, o IPCA ( Índice de Preços do Consumidor Amplo) deve encerrar o ano que vem em 5%, 0,6 ponto percentual maior do que a previsão para este ano, de 4,4%.

Por Gladys Ferraz Magalhães

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições