Brasileiro não será afetado por aumento no valor pago por energia ao Paraguai

Brasileiro não será afetado por aumento no valor pago por energia ao Paraguai

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

No title O consumidor brasileiro não será afetado caso o aumento no valor pago pela energia de Itaipu seja aprovado pelo Congresso. Ao menos é o que diz o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Segundo o deputado, que deu parecer favorável à proposta de alteração no Tratado de Itaipu, a medida fará com que o Brasil obtenha contrapartidas do Paraguai na regularização de atividades dos chamados “brasiguaios” - agricultores brasileiros que vivem no Paraguai.

Aumento

De acordo com o texto da medida, o valor a ser pago ao Paraguai pelo excedente de energia cedido ao Brasil aumentaria em três vezes a remuneração atual.

Assim, conforme publicado pela Agência Câmara, os pagamentos anuais passarão de 120 milhões de dólares, equivalentes a R$ 210 milhões, para cerca de 360 milhões de dólares, ou R$ 630 milhões, considerados valores de 2008.

A proposta foi encaminhada ao Congresso em novembro do ano passado e será apreciada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Por Gladys Ferraz Magalhães

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições