MENU

Brasileiros usarão 13º salário para pagar dívidas

Brasileiros usarão 13º salário para pagar dívidas

Atualizado: Quarta-feira, 11 Novembro de 2009 as 12

Com o final do ano chegando, os brasileiros já decidiram o que fazer com o 13º salário. A maioria deles (64%) pretende usar o dinheiro para pagar as dívidas que já foram contraídas. O dado faz parte de uma pesquisa feita pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgada nesta terça-feira (10).

No ano passado, o percentual de brasileiros que tinham o mesmo objetivo era de 60%. Este ano, 17% dos entrevistados pretendem usar uma parte do salário extra para comprar presentes e 10% têm intenção de poupar o dinheiro para as despesas de início de ano como IPVA, IPTU e material escolar.

Estão em minoria os trabalhadores que já receberam as parcelas do 13º ao longo do ano ou anteciparam o pagamento. Estes respondem por 6% dos entrevistados. Os que querem usar o dinheiro para reformar a casa correspondem a 2% e apenas 1% pretende poupar o que sobrar do salário.

Dívidas

As principais dívidas que os brasileiros têm para quitar com o 13º salário são as de cobertura do cheque especial (40%) e cartão de crédito (29%). No ano passado, os itens correspondiam a 36% e 25% dos entrevistados, respectivamente.

Regularização do nome no SPC e dívidas com prestações no comércio aparecem juntas na quarta posição entre as dívidas a serem pagas, ambas com 10%. Cerca de 8% dos brasileiros pretende quitar os débitos com financiamentos bancários e, por fim, 3% deles usarão o salário para pagar dívidas diversas como contas de telefone, escola e tarifas públicas atrasadas.

Beneficiados

Este ano, o número de brasileiros que receberá 13º salário em 2009 é cerca de 2,4% superior ao de 2008. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de 70 milhões de trabalhadores receberão o benefício.

veja também