MENU

Caixa quer obter 'resultados esperados' com Panamericano

Caixa quer obter 'resultados esperados' com Panamericano

Atualizado: Quarta-feira, 24 Novembro de 2010 as 11:23

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, informou nesta quarta-feira (24), durante audiência pública no Senado Federal, que espera obter os "resultados esperados" em sua fusão com o banco Panamericano, que recebeu um aporte de R$ 2,5 bilhões para cobrir um rombo decorrente de "inconsistências contábeis".

A Caixa comprou 49% do Panamericano em 2009, antes do aparecimento dos problemas na contabilidade. O Grupo Silvio Santos, que detém o controle do banco privado, colocou à disposição seu patrimônio como garantia do empréstimo buscado junto ao FGC, que poderá ser pago em 10 anos, com três de carência, e sem a cobrança de juros.

"A Caixa considera que, restabelecido o patrimônio da instituição [com o aporte do FGC], há plenas condições de executarmos o plano de negócios debatidos pela equipe e que a gente possa ter os resultados esperados com essa parceria", disse Maria Fernanda aos senadores.

Segundo ela, parte do banco Panamericano foi comprado porque a instituição financeira possui grande "sinergia" (complementariedade de atuação) com a Caixa Econômica Federal. "O Panamericano apresentou o melhor conjunto de sinergias com a instituição, que tem mais de 20 mil pontos de atendimento e expressivo atendimento em São Paulo, importantíssimo para o crescimento do crédito no Brasil", declarou ela.

Acrescentou que o Panamericano também possui "experiência consolidada" em alguns segmentos, como área financeira e crédito pessoal. "Isso respondia por 50% da sua atuação. No leasing, de fato a institiução tem 15% de sua atuação. No ramo de pessoas jurídica, o foco da Caixa que sempre foi atuar no segmento da micro e pequena empres. Eles [Panamericano] têm uma atuação muito importante na área da média empresa, além da experiência do banco no setor de consignado, principalmente junto ao setor privado", declarou ela.

Por: Alexandro Martello

veja também