Carro voador tem produção aprovada nos Estados Unidos

Carro voador tem produção aprovada nos Estados Unidos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

De Blade Runner aos Jetsons, dezenas de obras de ficção científica que se passam no futuro previram a existência de carros voadores em um momento não muito distante. E o sonho de todo motorista que têm de enfrentar o trânsito pesado das grandes cidades parece estar próximo de se tornar realidade, com o lançamento do Terrafugia Transition, previsto para 2011.Trata-se de um veículo movido à gasolina comum, que pode ser guardado na garagem e rodar em estradas, e que, em 30 segundos, abre asas para trafegar também pelos céus. O modelo completou a fase de testes em 2009 e acaba de receber aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos , para ser produzido como aeronave esportiva leve, apesar de ter cerca de 50 quilos a mais do que o permitido para a categoria. O peso extra permite a inclusão de equipamentos de proteção para um eventual acidente, segundo a empresa fabricante. O veículo tem capacidade para duas pessoas, autonomia de voo de 724 quilômetros, e velocidade de até 185 quilômetros por hora. Por estar classificado como aeronave esportiva leve, o Transition exige um brevê para ser pilotado com experiência mínima de 20 horas de voo. A Terrafugia explica que o meio de transporte é uma boa opção para pilotos, já que permite que, em condições de mau tempo, dirijam no chão.

"Essa invenção muda o mundo da mobilidade pessoal. As viagens agora se tornam uma experiência integrada entre terra e ar sem aborrecimentos. É o que os entusiastas da aviação estão buscando desde 1918" , diz o presidente-executivo da Terrafugia, Carl Dietrich, em uma nota à imprensa. O Transition já pode ser encomendado, no site da empresa, por meio de um sinal de US$ 10 mil. O veículo custa US$ 194 mil para as reservas antecipadas, e deve começar a ser entregue no fim do ano que vem.

Confira o vídeo de divulgação do Transition:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições