Catadores de laranja do MA acertam contas com a Cutrale em SP

Catadores de laranja do MA acertam contas com a Cutrale em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

Procuradores estiveram no alojamento em Itatinga, no centro-oeste paulista, e vistoriaram a casa, checaram documentos e conversaram com os trabalhadores do Maranhão. Os responsáveis pela alimentação dos funcionários também foram ouvidos.

Além das más condições do alojamento, os trabalhadores reclamam que pagam R$ 12 por dia pela alimentação, mas antes de virem à São Paulo, o valor acertado, segundo eles, era de um R$ 1,25. Para Luis Henrique Rafael, promotor de Justiça do Trabalho, os trabalhadores foram aliciados, o que é crime.

As 32 pessoas chegaram a São Paulo no final de agosto. Dez deles fizeram empréstimo bancário para pagar a passagem de volta e retornaram no começo da semana. Outros 22 continuaram no alojamento.

Dois representantes da Cutrale estiveram no local e conversaram com os procuradores. Em nota, a empresa informa que já que está providenciando a rescisão de contrato dos trabalhadores que querem voltar para casa e que todos vão receber os direitos trabalhistas previstos em lei.

Ainda segundo a empresa, os funcionários contratados para a colheita de laranja são registrados em carteira e o acerto de contas deve ser finalizado ainda esta semana.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições