Cenários do BC apontam para alta da inflação em 2011

Cenários do BC apontam para alta da inflação em 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Os riscos de inflação nos cenários prospectivos aumentaram, avaliou hoje (23) o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, ao divulgar o Relatório Trimestral de Inflação. Segundo o diretor, o risco externo vem do aumento dos preços das commodities (produtos básicos com cotação internacional). No mercado interno, há “descompasso entre entre as taxas de crescimento da demanda doméstica e da oferta, baixa ociosidade dos fatores de produção e os aumentos recentes de preços no atacado, como fator de risco para a inflação ao consumidor”.

O diretor acrescentou que, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, ocorrida este mês, já havia a preocupação com o aumento da inflação. “Entendo que as pessoas que estão lendo os documentos podem ter interpretações distintas, mas na ata já chamamos a atenção para os riscos que se apresentaram nos cenários prospectivos”, disse o diretor.

Sobre a dificuldade de comunicação do BC com o mercado financeiro, este ano, em relação à condução da política monetária, o diretor afirmou que as incertezas econômicas dificultam a construção de cenários. “Nos últimos anos, tem sido mais difícil para nós e para todos construir cenários. A marca registrada tem sido a volatilidade. A cada momento, a gente tenta comunicar da melhor maneira a evolução dos cenários”, disse ele.

Por: Kelly Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições