MENU

Cepal elogia redução da pobreza no Brasil

Cepal elogia redução da pobreza no Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 9:28

Argentina, Brasil, Bolívia e Venezuela são os países da região que mais reduziram a desigualdade e a pobreza na última década, afirmou a secretária executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena. Há uma quebra quando se compara com a década de 90 Argentina, junto com Brasil, Bolívia e Venezuela, com os países da região que mais reduziram a desigualdade e a pobreza", disse ao jornal argentino Pagina12. Neste sentido, ela afirmou que "a América Latina é hoje uma região progressista".

Bárcena afirmou, no entanto, que o investimento do Estado em ciência e tecnologia é uma dívida pendente e será crucial para aprofundar este caminho.

"Definitivamente o gasto público deve cumprir um papel central. O investimento em pesquisa e dsenvolvimento deve aumentar. Hoje na região é de 0,6%, enquanto na Coreia do Sul alcança 4%", destacou.

"A região deve aproveitar seus mercados internos, países com grandes mercados internos como Argentina, Brasil, Colômbia e México deveriam se tornar os grandes motores do crescimento regional. Se cresce o Brasil, crescem as economias que estão ao seu redor e isto é uma boa notícia".

Também considerou crucial o papel do Estado como agente propiciador do desenvolvimento, mas advertiu para a necessidade de estimular pactos sociais com os setores produtivos "porque o Estado não pode fazer tudo".

veja também