CGU e Ethos criam cadastro de empresas éticas

CGU e Ethos criam cadastro de empresas éticas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado hoje (09/12), a Controladoria-Geral da União e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançaram o cadastro “Empresa Pró-Ética”, que destaca companhias que investem na ética e na integridade por meio de medidas de governança corporativa e de prevenção da corrupção. O objetivo é contribuir para que o empresariado se conscientize de seu papel e responsabilidade na luta contra a corrupção. Antes de ser inaugurado, o projeto passou por consulta pública e aplicou sugestões feitas por empresas e outros setores da sociedade ligados ao tema. Para entrar no cadastro, as empresas integrantes devem adotar regras formais de relacionamento com o setor público, códigos de conduta, canais internos de denúncias, sistemas de controle e auditoria, e política de transparência que inclui a prestação de esclarecimentos sobre doações a campanhas políticas das companhias a partidos e candidatos.

A CGU e o Instituto Ethos esperam que, com a divulgação da lista de empresas eticamente responsáveis, outras instituições seguirão o exemplo e serão estimuladas a adotar melhores práticas. As companhias interessadas em fazer parte da lista devem fazer a inscrição pelo site do projeto na página do CGU. Quem deixar de cumprir as exigências do regulamento ou se envolver em situações que provoquem dúvidas sobre a ética da empresa pode ser retirado da lista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições