Cheque é usado por poucos para pagar salários, diz BC

Cheque é usado por poucos para pagar salários, diz BC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

O cheque parece ter sido completamente esquecido no fundo da gaveta pelos brasileiros. Em pesquisa realizada pelo Banco Central (BC) sobre as formas de pagamento mais frequentes, o velho talão deixou de ser citado pelos consumidores de todas as classes sociais como instrumento para pagar contas no dia a dia. Segundo a pesquisa, o cheque continua sendo usado - ainda que cada dia menos - apenas por uma pequena parcela dos brasileiros para receber salários.

Segundo pesquisa publicada no Relatório de Inclusão Financeira, divulgado na manhã de hoje pelo BC, o talão de cheques foi a resposta de zero por cento dos brasileiros das classes A e B à pergunta sobre quais formas de pagamento são as mais usadas. O porcentual também foi repetido entre os entrevistados das classes C, D e E. Em 2007, o talão ainda era usado por 3% dos clientes da classe C e 1% dos consumidores das classes D e E.

Apesar do uso em queda, o cheque continua na carteira - ou na gaveta - dos clientes. Segundo a pesquisa, 26% dos brasileiros das classes A e B possuem o meio de pagamento. Já a presença dos talões é de 12% na classe C e de 4% entre os clientes das chamadas classes D e E.

O cheque aparece apenas como maneira de pagar salários: esse é o instrumento financeiro recebido por 3% dos brasileiros das classes A e B, 1% da classe C e 2% das classes D e E.

O dinheiro continua a ser a principal forma de pagamento usada no Brasil: essa foi a opção de 57% dos entrevistados das classes A e B. Essa também foi a resposta de 75% dos consumidores da classe C e de 86% das classes D e E.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições