China autoriza início das importações de carne de frango brasileira

China autoriza início das importações de carne de frango brasileira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

China autoriza início das importações de carne de frango brasileira

O Brasil vai começar a exportar carne de frango para a China, o maior comprador dos produtos do agronegócio brasileiro. A informação foi dada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, que estava até o dia 3 de dezembro negociando, em Pequim, com o vice-ministro de Administração, Quarentena, Supervisão e Inspeção da República Popular da China, Wei Chuanzhong.

O assessor especial da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ricardo Santin, explicou que 22 plantas de abate brasileiras já tinham sido autorizadas pelos fiscais chineses há algum tempo, mas faltava a licença para que empresários de lá pudessem importar o produto nacional. Essa licença foi fechada hoje na negociação.

Segundo Kroetz, o início do comércio de carne de frango in natura para a China é imediato. Inicialmente, 24 abatedouros, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, já foram autorizados a exportar para aquele mercado. “Isso é um avanço muito importante porque se constrói uma parceria para resolver as questões. Elas serão resolvidas conjuntamente, sem disputa ou desentendimentos”, avaliou Kroetz.

Os representantes do setor já tinham dito ontem que, apesar da redução nas exportações por conta da crise financeira mundial, estavam otimistas em relação ao próximo ano por conta da abertura de novos mercados, como o chinês. Além do acordo em relação à carne de frango, Kroetz disse que os dois governos ratificaram um protocolo que estabelece condições de inspeção, quarentena e saúde veterinária para a carne suína, além dos critérios para certificação e habilitação de estabelecimentos registro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições