China bloqueia acordo do G20 sobre indicadores

China bloqueia acordo do G20 sobre indicadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

A China é o único país a bloquear um acordo sobre um conjunto de indicadores para medir os desequilíbrios globais, deixando os representantes com um número limitado de opções para apresentar aos ministros no sábado, afirmou nesta sexta-feira uma autoridade do G20.

Ela disse que os representantes esboçaram uma lista de dois conjuntos de indicadores internos --dívida pública e déficits e da poupança privada-- e dois grupos de externos --conta corrente ou conta comercial, bem como níveis de reserva combinados com taxas de câmbio reais.

"A China está reticente no geral", disse a fonte, destacando que Pequim preferia incluir o saldo comercial ao invés da conta corrente. "E sua posição sobre as reservas e as taxas de câmbio é bem conhecida", afirmou.

A oposição da China deixou os representantes do G20 com opções limitadas para sugerir no sábado: aceitar os quatro indicadores ou rejeitá-los; introduzir uma hierarquia em que alguns indicadores contam mais do que os outros ou usar um atraso de tempo para a sua introdução gradual, disse o funcionário.

"Não posso dizer a você o que acontecerá amanhã (sábado). Ninguém sabe", disse. "Ninguém está tentando empurrar a China para o canto."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições