China contribuirá mais com crescimento mundial equilibrado

China contribuirá mais com crescimento mundial equilibrado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:27

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, prometeu nesta quarta-feira que seu país vai "contribuir mais com um crescimento mundial equilibrado", ao inaugurar o Foro Econômico Mundial em Dalian, no nordeste da China.

O chefe de governo chinês também insistiu na necessidade de se conter a elevação das dívidas dos países ocidentais: "devemos evitar a propagação das dívidas soberanas".

No discurso de abertura do encontro, Wen Jiabao destacou ainda que a China vai seguir aumentando seus investimentos na Europa.

As declarações do líder chinês ocorrem quando os grandes países emergentes reunidos no BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) analisam, na próxima semana, a possibilidade de ajudar a União Europeia, mergulhada na crise da dívida.

Sob a pressão dos mercados, a Itália afirmou nesta terça-feira que não pediu ajuda à China por meio da compra de sua dívida, mas admitiu que mantém conversações com empresários chineses sobre eventuais investimentos industriais no país.

Wen Jiabao garantiu que a "China vai seguir aumentando seus investimentos na Europa", mas destacou que espera que "os dirigentes dos países europeus, especialmente os dos principais estados, considerem com coragem sua relação com a China do ponto de vista estratégico".        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições