China cresce 38% e lidera mercado global de carros, diz Jato Dynamics

China cresce 38% e lidera mercado global de carros, diz Jato Dynamics

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

A China ainda é a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 38% entre janeiro e outubro deste ano em comparação ao mesmo período de 2009, ultrapassando a marca de 10 milhões de automóveis.

O balanço é da consultoria Jato Dynamics do Brasil. Segundo o levantamento da empresa, em segundo lugar aparecem os Estados Unidos, com aumento de 10,7%, e Japão, com alta de 6,3%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.   O Brasil manteve o 4º lugar no acumulado do ano com aumento de 6,5% nas vendas de veículos. A Alemanha obteve queda de 25,4% nas vendas no período e manteve seu 5º lugar. O Reino Unido apresentou aumento de 6%, ficando em oitavo lugar.

A Alemanha e Itália continuam em trajetória de queda com vendas 25,4% e 6,2% menores, respectivamente. Nos demais países integrantes do Bric, Rússia e Índia continuam em crescimento no comparativo entre os períodos, com altas de 22,5% e 35,8%, respectivamente.

“Comprovadamente fecharemos o ano de 2010 demonstrando a força dos Brics nos 10 primeiros mercados do mundo. O Canadá bem que tentou, mas não vai conseguir tirar a Rússia desta lista. O Brasil se consolida na quarta posição e aumenta a distância em relação a Alemanha. Com certeza, 2011 será um ano de muita disputa e foco para cada país manter a sua posição alcançada”, afirma o diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil, Luiz Carlos Augusto.

Desempenho das marcas

Segundo o levantamento da Jato Dynamics do Brasil, a Toyota manteve a liderança em vendas no acumulado entre janeiro e outubro de 2010, seguido pela Volkswagen e Ford. A Chevrolet continua a apresentar um aumento significativo, que foi de 22,6% no período, mantendo a quarta colocação. Destaque para a Kia que obteve a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas com crescimento de 25%.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições