China não busca superávit comercial, afirma premiê

China não busca superávit comercial, afirma premiê

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

A China não está perseguindo intencionalmente um superávit comercial e vai continuar expandindo as importações ao mesmo tempo em que estabiliza as exportações, afirmou o premiê chinês, Wen Jiabao, ao jornal estatal Southern Daily, na edição de hoje.

Wen afirmou que "alguns países" deveriam afrouxar os controles sobre as exportações para a China e reconhecer logo a China como economia de mercado.

As declarações, dadas em uma cerimônia para marcar o 10º aniversário da entrada da China na Organização Mundial de Comércio (OMC), coincidem com a crescente pressão externa sobre as políticas de comércio e de câmbio da China. No começo desta semana, o Senado dos Estados Unidos aprovou uma lei que penaliza a China por causa da taxa de câmbio.

Wen disse que o protecionismo comercial está claramente em alta no momento, complicando a recuperação da economia global. Ele defendeu o combate ao protecionismo como forma de "levantar a neblina" sobre a perspectiva econômica.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições