MENU

China pode ajudar europeus em crise, diz revista local

China pode ajudar europeus em crise, diz revista local

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 9:10

A China está propensa a comprar bônus de países europeus atingidos pela crise de dívida soberana, de acordo com informações da revista chinesa Caijing, que divulgou declarações do vice-diretor da agência de planejamento econômico do país. "A China deseja ajudar os países atingidos pela crise de dívida soberana com a compra de alguns de seus bônus", afirmou Zhang Xiaoqiang, vice-diretor da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma, segundo a revista. "Mas a China espera transferir os bônus a (outras formas) de investimento", acrescentou Zhang, sem detalhar.

As declarações foram feitas durante o Fórum Mundial Econômico em Dalian, no nordeste da China. Segundo ele, a China trabalha para diversificar suas reservas de US$ 3,2 trilhões. Zhang não indicou se há planos concretos para comprometer mais capital no esforço de comprar bônus europeus.

A Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma não tem qualquer papel decisório sobre a política de uso das reservas internacionais, mas as opiniões de Zhang refletem a visão de parte do governo. As informações são da Dow Jones.          

veja também