MENU

China pode ter corte de energia de 40 GW no ano

China pode ter corte de energia de 40 GW no ano

Atualizado: Terça-feira, 17 Maio de 2011 as 1:15

PEQUIM - A China deverá enfrentar um corte de energia de cerca de 40 gigawatts (GW) neste ano, caso a seca continue a afetar as hidrelétricas do país e o abastecimento de carvão térmico continue apertado. A informação foi divulgada hoje pela agência estatal de notícias Xinhua, citando autoridades chinesas. O corte de energia pode expandir-se para 50 gigawatts em 2012 e exceder 70 gigawatts em 2013, afirmou Su Shengxin, diretor de marketing da State Grid Corp. of China, em um comunicado.

Xue Jing, diretor do Departamento de Estatísticas do Conselho de Eletricidade da China, afirmou em um relatório que a estimativa preliminar do conselho para o corte de energia de 30 gigawatts neste ano foi "conservador". Segundo ele, os cortes de energia em 2011 serão os priores desde 2004.

Na semana passada, as províncias de Hunan e Anhui e o município de Chongqing sofreram racionamento de energia, afirmou a Xinhua, citando Yanshan Yu, vice-diretor do escritório geral da Comissão Reguladora de Eletricidade de Estado (SERC).

Algumas usinas movidas a carvão localizadas nas províncias Qinghai, Hubei, Hunan, Shanxi, Shaanxi e Henan suspenderam as operações devido à redução do abastecimento de carvão, afirmou Yu. O corte de energia foi provocado principalmente pelas taxas operacionais mais baixas em usinas movidas a carvão por causa dos preços altos da matéria-prima e das tarifas menores das redes de eletricidade, ao invés de uma capacidade de energia instalada insuficiente, segundo Yu. As informações são da Dow Jones.

veja também