MENU

China registra 5,5% de inflação, a mais alta em três anos

China registra 5,5% de inflação, a mais alta em três anos

Atualizado: Terça-feira, 14 Junho de 2011 as 9:24

A inflação na China atingiu 5,5% no mês de maio, seu nível mais alto em quase três anos, o que destaca as dificuldades do governo chinês para deter a elevação dos preços.

A alta dos preços ao consumidor, principal indicador da inflação na China, alcançou 5,5% em maio, acima dos 5,3% em abril, informou o Bureau Nacional de Estatísticas.

A inflação, que afeta especialmente os menos favorecidos, é a principal preocupação de Pequim, que pretende manter o índice de preços ao consumidor em 4% para o conjunto de 2011.

A seca e as inundações que atingiram nas últimas semanas regiões do centro e do sul da China provocaram uma nova pressão nos preços, em particular nos produtos agrícolas.     Vendedora chinesa espera por consumidores em mercado

em Hefei, província no leste da China (13/06) (Foto: AFP)       A seca e as inundações que atingiram nas últimas semanas regiões do centro e do sul da China provocaram uma nova pressão nos preços, em particular nos produtos agrícolas.

Com os preços dos alimentos em alta mais acelerada do que os demais artigos, a inflação apresenta um maior risco para a população menos favorecida.

Desde outubro passado, o Banco Central tem reagido às pressões inflacionárias quadruplicando as taxas de juros e aumentando as reservas compulsórias dos bancos.

Eventualmente, as autoridades também pressionam diretamente algumas empresas a não aumentar seus preços.        

veja também