Cingapura eleva cotação da moeda para segurar inflação

Cingapura eleva cotação da moeda para segurar inflação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O governo de Cingapura surpreendeu ontem o mercado com um aperto em sua política monetária, dizendo que vai acelerar "levemente" a cotação da moeda. O banco central manteve sua meta de "modesta e gradual valorização" do dólar de Cingapura. O objetivo é tentar conter a inflação, pressionada pelo fluxo de capital em direção à Ásia. A autoridade monetária de Cingapura (MAS, na sigla em inglês) usa a moeda, e não as taxas de juros, como principal instrumento de política monetária, por causa da desproporção entre o comércio exterior da ilha e sua pequena economia doméstica.

O anúncio da decisão, que levou o dólar de Cingapura a disparar para uma alta recorde em relação à moeda dos Estados Unidos, seguiu-se a um aperto em abril e aos sinais de que o banco central ampliará seus esforços para controlar a inflação. O próprio banco central alertou que a inflação subirá para cerca de 4% até o fim do ano. A decisão de aperto monetário saiu no mesmo dia em que foi anunciada uma contração de 19,8% no Produto Interno Bruto (PIB) da ilha no terceiro trimestre em relação ao segundo. A contração ficou próxima às expectativas dos economistas e ocorreu após dois trimestre de forte expansão da economia.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições