Clima econômico da América Latina é o pior em 18 anos

Clima econômico da América Latina é o pior em 18 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Pesquisa divulgada hoje, 18 de fevereiro, pela Fundação Getulio Vargas mostra que o clima econômico da América Latina é o pior em 18 anos. Em janeiro deste ano, o Índice de Clima Econômico (ICE) da região atingiu 2,9 pontos, o menor nível da série histórica iniciada em janeiro de 1990.

O estudo é realizado em parceria com o Instituto alemão Ifo. De acordo com a pesquisa, entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, o Índice de Clima Econômico caiu em nove das 11 principais economias da América Latina. Os recuos mais expressivos foram no Brasil - onde o índice passou de 7,3 para 4,7 pontos -, no Paraguai, de 6,1 pontos para 3,4 pontos, e no Equador, quando passou de 3,9 pontos para 2 pontos.

Na comparação com a pesquisa realizada em outubro de 2008, houve uma piora acentuada sobre a situação atual e a manutenção do pessimismo em relação ao próximo semestre. De acordo com o estudo, desde outubro do ano passado, há na América Latina uma tendência recessiva.

"Em janeiro de 2009, a economia da América Latina mantém-se em fase declinante, sem mostrar, ao menos nos resultados agregados para a região, perspectivas de recuperação significativa no curto prazo", diz o documento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições