Colheita de soja bate recorde no PR e atinge 14,67 milhões de toneladas

Colheita de soja bate recorde no PR e atinge 14,67 milhões de toneladas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divulgou nesta segunda-feira (28) que a colheita de soja no Paraná deve bater recorde e atingir 14,67 milhões de toneladas do grão. O volume é cerca de 730 mil toneladas superior à expectativa divulgada em fevereiro, quando a previsão era de produção de 13,94 milhões de toneladas.

O aumento é de 5% em relação à safra passada (2009/2010) , quando foram colhidas 13,92 milhões de toneladas de soja. De acordo com um levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, a produtividade também é superior à do ano passado – a média aumentou de 3.190 kg por hectare para 3.260 kg por hectare na safra deste ano (2010/2011).

Segundo o diretor do Deral, Otmar Hubner, o excesso de chuvas preocupou os produtores, mas as condições acabaram melhorando nos últimos dias e o prejuízo foi recuperado.

Porto de Paranaguá

A emissão de senhas online para caminhões carregados no Porto de Paranaguá está funcionando normalmente. De acordo com o porto, a carga online faz o gerenciamento do fluxo logístico dos veículos até o pátio, estabelecendo cotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal, dimensionando a quantidade e evitando filas. No início do mês, quando a emisão de senhas não estava funcionando, a fila chegou a  38 km de fila no acostamento da BR-277, que liga Curitiba ao litoral do Paraná.

A capacidade dos armazéns é de 1,5 milhões de toneladas de grãos. Por dia são escoadas cerca de 100 mil toneladas. Destes, 70% são transportados por caminhões e 27% por trens. Há ainda 3% de graneis líquidos, transportados via oleoduto. Nos três últimos anos o Paraná tem mantido a média de 45% no volume de exportação do grão produzido no estado, segundo a agrônoma Margarete Demarchi.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições