Comércio desacelera no primeiro trimestre do ano, diz Serasa

Comércio desacelera no primeiro trimestre do ano, diz Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2011 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Serasa Experian.

De acordo com a pesquisa, o resultado aponta para uma desaceleração no ritmo de crescimento do varejo, já que, em 2010, a atividade varejista teve alta de 10,3%.

Na comparação de março com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 5,5% no varejo nacional, "a menor taxa anual de crescimento desde julho de 2009". Descontando-se os efeitos sazonais, a atividade do comércio recuou 0,8% no mês ante fevereiro.

O crescimento em menor ritmo no primeiro trimestre "é um sinal de que medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e a trajetória de aumento da taxa básica de juros [taxa Selic] já começaram a produzir resultados mais visíveis em se conter a expansão do consumo", de acordo com os economistas da Serasa Experian. Segundo os especialistas, esta deve "ser a tônica da evolução da atividade varejista ao longo dos próximos meses."

O destaque do varejo no primeiro trimestre foi o segmento de material de construção, com crescimento de 14,1% frente ao mesmo período de 2010. Também tiveram resultado positivo o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com expansão de 8,9%.

Na ponta contrária figuraram os segmentos de veículos, motos e peças, com recuo de 1,6%; e tecidos, vestuário, calçados e acessórios com crescimento negativo de 1% no trimestre.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições