MENU

Comércio tem 12º mês consecutivo de alta, aponta Serasa

Comércio tem 12º mês consecutivo de alta, aponta Serasa

Atualizado: Quinta-feira, 3 Dezembro de 2009 as 12

O comércio varejista nacional registrou em novembro o 12º mês consecutivo de crescimento, segundo dados da Serasa divulgados nesta quinta-feira (3). A alta foi de 0,6% na comparação com outubro, com ajuste sazonal.

Na comparação com novembro do ano passado, o setor teve alta de 15,8%, a maior taxa de crescimento anual desde julho de 2008, quando ficara em 19,3%. No acumulado do ano, o comércio registrou crescimento de 5,7%,

Na passagem de outubro para novembro, o crescimento do varejo foi impulsionado pelo segmento de materiais e construção que, após ter amargado sete quedas nos últimos dez meses, reagiu no mês passado e cresceu 2,2%. Na comparação com novembro de 2008, no entanto, a queda foi acentuada, de 13,4%.

Também teve destaque na comparação mensal o crescimento de 2,7% do segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, incentivado pela prorrogação de parte do incentivo fiscal do IPI e com as melhores condições de crédito. ''Cabe destacar que a recente decisão do governo de reduzir o IPI do setor moveleiro deve introduzir estímulos adicionais neste ramo varejista'', diz a Serasa em nota. Frente ao mesmo mês de 2008, a alta foi de 25,8%.

O setor de veículos, motos e peças teve queda de 0,6% em novembro frente a outubro, mas cresceu 32,1% frente a novembro do ano passado. Por sua vez, o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apontou elevação de 19,3% nesta mesma base de comparação.

veja também