Comissão Europeia eleva previsão para PIB da UE

Comissão Europeia eleva previsão para PIB da UE

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

BRUXELAS - A Comissão Europeia elevou levemente sua previsão para o crescimento da União Europeia (UE) em 2011, em um relatório semestral divulgado hoje. Entre os maiores países do bloco, Alemanha e França também tiveram as estimativas elevadas, enquanto a previsão para o Reino Unido foi reduzida. O braço executivo do bloco europeu, no entanto, observou que ainda existem riscos significativos gerados pela incerteza política no Oriente Médio e pelos contínuos obstáculos nos mercados de dívida.

Segundo a Comissão Europeia, o Produto Interno Bruto (PIB) dos 27 países que compõem o bloco deve crescer 1,8% neste ano, acima da estimativa de expansão de 1,7% contida no relatório publicado no segundo semestre do ano passado. A previsão para o PIB da zona do euro é de crescimento de 1,6% neste ano, maior que o índice de 1,5% previsto anteriormente.

No entanto, as perspectivas para 2012 são mais sombrias, em razão da frágil recuperação econômica da região, dos problemas nos mercados de bônus e da crescente inflação. A estimativa para o PIB da União Europeia em 2012 foi reduzida para alta de 1,9%, ante 2,0%, enquanto a previsão para a zona do euro foi mantida em 1,8%.

Países

Com relação às maiores economias da União Europeia, a Alemanha deverá continuar sendo destaque. A Comissão Europeia espera que o PIB alemão cresça 2,6% neste ano, mais que a estimativa de 2,2% contida no relatório do fim do ano passado. A previsão para a expansão da França também foi elevada para 1,8% neste ano e 2% em 2012, de 1,7% e 1,8%, respectivamente.

Já as expectativas para o Reino Unido pioraram. A Comissão Europeia agora prevê que o PIB britânico cresça 1,7% neste ano. No relatório publicado em março, a previsão era de crescimento de 2,0%.

O relatório da Comissão Europeia também tratou das expectativas para inflação, que foram elevadas em consequência do aumento dos preços das commodities desde o fim do ano passado. A inflação deve subir para uma média de 3% na União Europeia e de 2,6% na zona do euro neste ano, antes de se desacelerar para cerca de 2% e 1,8%, respectivamente, em 2012.

No último relatório semestral, as previsões para inflação eram de altas de 2,1% na União Europeia em 2011 e de 1,8% em 2012. Para a zona do euro, as estimativas eram de aumento de 1,8% neste ano e de 1,7% no próximo. A Comissão Europeia também espera um aumento na proporção de dívida dos governos, que deverá atingir pouco mais de 83% do PIB da União Europeia e pouco mais de 88% na zona do euro em 2012. As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições