Comitê executivo da Porsche discute fusão com a VW em reunião anual

Comitê executivo da Porsche discute fusão com a VW em reunião anual

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O chefe executivo da Porsche Automobil Holding SE, Martin Winterkorn, e o chefe executivo da Porsche AG, Matthias Müller, encontraram-se nesta terça-feira (30) em Stuttgart, sul da Alemanha, para a reunião anual do grupo. O principal assunto debatido no encontro é a possiblidade de os acionistas da Porsche aceitarem 5 bilhões de euros (US$ 6,5 bilhões) em venda de ações que visam arrecadar fundos para pavimentar o caminho para uma fusão entre a Porsche e a Volkswagen AG.

Com a manobra, a Porsche se livraria das dívidas acumuladas após tentar assumir o controle da Volkswagen em 2009.

Fusão somente em 2015

A fusão entre a Volkswagen e a Porsche foi adiada por mais quatro anos devido aos pedidos de indenização que corre nos tribunais e a questões jurídicas que ainda estão pendentes. A operação estava prevista para 2011. As novas previsões estimam que a fusão só possa concretizar-se em 2015.

Entre os processos legais pendentes há, nos EUA, o de um fundo de investimentos que exige uma indenização de milhões de euros à Porsche, que diz ter prestado falsas informações ao mercado e manipulado preços. Na Alemanha, o Ministério Público também abriu um inquérito contra a marca alemã, por suspeita de ter prestado falsas informações aos investidores quando decidiu juntar-se à Volkswagen.

A Volkswagen planeja emitir até 135 milhões de ações preferenciais, mais que dobrando o volume desse tipo de ação, para comprar a marca Porsche e rede de concessionárias, em uma operação combinada avaliada em 16 bilhões de euros a ser feita com ajuda de ações e dívida.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições