Como fazer um orçamento mensal?

Como fazer um orçamento mensal?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Controlar as finanças com um planejamento ajuda você a atingir metas. Mesmo que isso pareça desnecessário ou óbvio, lembre-se que é melhor fazer este simples exercício no princípio do mês do que descobrir depois de trinta dias que não há mais dinheiro ou não se sabe no que ele foi gasto.

Aprenda a fazer um planejamento das suas contas para ter mais controle econômico e tranqüilidade:

1- Em uma agenda ou caderno, faça duas colunas. Em uma, escreva "renda" e na outra "despesas".

2- Anote na coluna de renda todas as entradas de dinheiro que você terá no mês: salário, comissões, prêmios, devoluções de empréstimos, restituição do imposto de renda etc. Some o total e anote o valor ao final da coluna.

3- Na coluna despesas, anote todas as saídas de dinheiro que você terá no mês: prestação de imóvel, aluguel, IPTU, outros impostos, serviços, transportes, supermercado, lazer, presentes, dentista, médico, roupas, calçados etc.

4- Acrescente na coluna de despesas quanto você vai economizar no mês e destine uma quantia para imprevistos ou emergências. Some tudo e anote o valor no final da coluna.

5- Compare os totais das duas colunas. Se a coluna de renda for suficiente para cobrir a de despesas, você não terá sobressaltos durante o mês.

6- Se a renda não for suficiente, reduza os gastos até que as duas colunas empatem.

7- Faça o orçamento mensalmente e cheque o andamento das contas todas as semanas para manter o controle de suas finanças.

Exemplo:                     

  RENDA DESPESAS Salário 100   Comissão 10   Restituição do IR 10   IPTU   40 Serviços   10 Transporte   10 Supermercado   20 Presente Luís   10 Poupança   20 Imprevistos   10

TOTAL 120 120

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições