Comunicado mostra que interior perde mais posto de trabalho

Comunicado mostra que interior perde mais posto de trabalho

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Desde que começou a crise financeira mundial, houve, nas regiões metropolitanas do Brasil, um saldo negativo de quase 167 mil postos formais de trabalho, enquanto nas regiões não-metropolitanas a perda foi de 525 mil empregos de carteira assinada.

O Estado que mais perdeu foi o Amazonas, com contração de 6% dos postos de trabalho; seguido pelo interior de Minas, interior de São Paulo e interior do Pará, com quedas de 5,3%, 5,1% e 5% respectivamente.

Por setores econômicos, agricultura, indústria de calçados, metal-mecânica, de material de transportes e extrativista foram as que mais fecharam postos. Serviços e comércio desaceleraram, mas ainda contratam.

Apenas os mais pobres conseguiram manter seus empregos. A partir de 1,1 salário mínimo, houve redução de vagas em todas as faixas salariais.

Por faixa etária, até 24 anos, houve desaceleração na criação de vagas, mas o saldo de empregos ainda é positivo; a partir dos 25 anos, entretanto, houve fechamento de postos em todas as faixas.

A criação de postos para os mais escolarizados despencou, mas ainda há mais contratações que demissões; já para as faixas do ensino médio incompleto para baixo, houve fechamento de vagas. Os mais afetados foram os que tem escolaridade do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições