Confiança da indústria brasileira sobe 6% em maio, diz FGV

Confiança da indústria brasileira sobe 6% em maio, diz FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A confiança da indústria brasileira aumentou 6% em maio sobre abril e está começando a se recuperar para perto de sua média histórica, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada nesta sexta-feira, 29 de maio.

O índice passou de 84,5 pontos no mês passado para 89,6 pontos neste, com ajuste sazonal. "O índice encontra-se agora, pela primeira vez em 2009, mais próximo de sua média histórica (99,1 pontos) do que do vale alcançado em dezembro de 2008 (74,7 pontos)."

Em comunicado, a FGV afirmou que o avanço do índice pelo quinto mês consecutivo "confirma a tendência de recuperação gradual do ritmo de atividade industrial, após o forte declínio ocorrido ao fim do ano passado".

Segundo a entidade, houve melhora tanto nas avaliações em relação ao momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses.

O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 7,6% em maio, após subir 8,8% em abril, nos dados com ajuste sazonal. Já o Índice de Expectativas (IE) apresentou alta de 4,4% em maio, após avançar 8,4% em abril, também na série com ajuste sazonal. Na comparação com maio do ano passado, houve quedas de 26,1% e 22%, respectivamente.

A pesquisa apontou ainda que a avaliação da indústria sobre a demanda e o ambiente geral dos negócios melhorou em maio, com o indicador de satisfação com o nível atual de demanda avançando 13,1%, e o de satisfação com a situação dos negócios subindo 12,2%.

A perspectiva para os próximos meses também melhorou e atingiu o maior patamar desde outubro de 2008.

A pesquisa ouviu 1.075 empresas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições