Confiança da indústria mostra recuperação pelo oitavo mês seguido

Confiança da indústria mostra recuperação pelo oitavo mês seguido

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A confiança da indústria nacional registrou em agosto sua oitava alta consecutiva, de 6,2% em relação ao mês anterior. Com a elevação, o Índice de Confiança da Indústrias (ICI) alcançou 105,7 pontos, no maior patamar desde setembro do ano passado.

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a quinta alta consecutiva com taxas superiores a 4% levou o indicador a ultrapassar, pela primeira vez neste ano, o nível dos 100 pontos. Acima desse patamar, a pesquisa aponta otimismo do setor; abaixo, representa pessimismo.

"O resultado sugere a efetiva consolidação da recuperação industrial no país, embora o índice de agosto de 2009 ainda se encontre em patamar 11,2% inferior ao de agosto do ano passado, período anterior à crise internacional", diz a FGV em nota.

Na comparação com a pesquisa de julho, houve melhora tanto das avaliações feitas sobre o momento atual quanto das expectativas para os próximos meses.

Em agosto, o Índice da Situação Atual (ISA) elevou&S208;se em 6,2%, ao passar de 101,1 para 107,4 pontos, indicando satisfação com a situação presente da atividade industrial. Destaque para a avaliação favorável sobre o nível de demanda: o indicador que mede o grau de satisfação nesse quesito avançou 10,3%.

Em relação às expectativas, a alta também foi de 6,2%, passando de 97,9 para 104,0 pontos, nível que sinaliza, pela primeira vez desde outubro de 2008, otimismo em relação aos meses seguintes.

As previsões para a produção, que em julho já haviam sido favoráveis, continuaram melhorando em agosto. Das 1.105 empresas consultadas, 48,4% prevêem aumento e 11,6%, redução da produção no trimestre agosto&S208;outubro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições