Confiança da indústria recua pela sexta vez seguida, aponta FGV

Confiança da indústria recua pela sexta vez seguida, aponta FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:36

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) recuou 2,5% em junho ante maio, ao passar para 107,1 pontos, considerando-se os dados com ajuste sazonal, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Com a sexta queda neste ano, o índice atingiu o menor nível desde outubro de 2009, embora se mantenha acima da média de 104,0 pontos desde 2003.

A queda foi influenciada principalmente pela piora das avaliações em relação ao momento presente. O ISA (Índice da Situação Atual) caiu 3,5%. Já o IE (Índice de Expectativas) teve redução de 1,7%.

A proporção de empresas que consideram a situação dos negócios como boa passou de 32,2% para 26,5%, enquanto a parcela das que a avaliam como fraca subiu de 10,4% para 12,7%.

Já as perspectivas para o emprego industrial tornaram-se menos favoráveis. O indicador que mede o ímpeto de contratações recuou 3,1%. Das 1.146 empresas consultadas, 30,2% pretendem ampliar o quadro de pessoal no trimestre junho-agosto e 11,3%, reduzir. Em maio, esses percentuais haviam sido de 32,8% e 10,1%, respectivamente.

O nível de utilização da capacidade instalada ficou praticamente estável entre maio (84,4%) e junho (84,3%).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições