Confiança do consumidor aumenta em outubro, diz FGV

Confiança do consumidor aumenta em outubro, diz FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:22

O índice que mede a confiança do consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas ( FGV ), teve variação de 0,4% em outubro, na comparação com o mês anterior, passando de 114,7 para 115,2 pontos. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (27).

"Após dois meses em queda, o índice dá sinais de acomodação em nível próximo ao de maio de 2011 (115,4 pontos)", disse a FGV, por meio de nota.

Composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, o índice de outubro em outubro foi influenciado pela piora das avaliações sobre o momento atual e diminuição do pessimismo em relação ao futuro próximo.

O Índice da Situação Atual (ISA), um dos que integram o cálculo do ICC, registrou queda de 1,6%, indo de 134,6 para 132,4 pontos - o menor desde junho de 2010 (132,2). O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,9% em outubro, atingindo106,2 pontos, mas é ainda inferior à média histórica de 107,7 pontos, "indicando postura pessimista por parte do consumidor brasileiro".

Quanto à satisfação dos consumidores com a situação atual das finanças pessoais, a quantidade de consumidores que avaliam a situação como boa subiu de 27,0% para 27,9%; mas a dos a julgam ruim aumentou mais, de 9,6% para 11,0%.

O índice que avalia as expectativas nos seis meses seguintes em relação à situação financeira da família foi o que mais contribuiu para melhora do ICC em outubro. Esse indicador subiu de 125,2 pontos para 130,0 pontos. A quantidade de consumidores prevendo melhora cresceu de 28,7% para 35,8%; a dos que esperam piora passou de 3,5% para 5,8%.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições