Confiança do consumidor paulistano cresce em setembro, diz Fecomercio

Confiança do consumidor paulistano cresce em setembro, diz Fecomercio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

 A confiança do consumidor da região metropolitana de São Paulo aumentou 0,9% entre agosto e setembro, chegando a154,1 pontos, segundo informou, nesta segunda-feira (19), a Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).   Acima de 100 pontos, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) representa otimismo. O indicador varia de zero a 200 pontos.

Dentre os componentes do ICC, o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) teve o maior aumento mensal (1,6%) e alcançou 152,3 pontos em setembro, sendo responsável pela evolução do indicador geral.

A Fecomercio destaca, no entanto, que o movimento não é uniforme entre as diferentes classes de renda. A satisfação dos consumidores com rendimentos até dez salários mínimos cresceu 4,1% no período, para 148,9 pontos, enquanto a dos que recebem mais de dez salários caiu 3%, e atingiu 159,3 pontos.

O Índice de Expectativa do Consumidor (IEC) também demonstra melhora da percepção dos consumidores em relação aos próximos meses. Este componente avançou 0,4% entre agosto e setembro, para 155,3 pontos.

Para os economistas da Fecomercio, a "ligeira" aceleração do ICC "ainda envolve incertezas devido ao momento de instabilidade em que o país se encontra e também do cenário internacional". "Apesar disso', observa a entidade em nota, 'o consumidor paulistano segue otimista pela elevação do poder de compra, decorrente do crescimento simultâneo do emprego e renda", disse a federação, por meio de nota.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições