Confiança do consumidor sobe e é a maior desde maio de 2008

Confiança do consumidor sobe e é a maior desde maio de 2008

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A confiança do consumidor cresceu pelo segundo mês consecutivo em novembro, na comparação com o mês anterior, e alcançou o maior patamar desde maio de 2008. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) passou de 113,7 para 115,4 pontos, considerando os dados com ajuste sazonal.

"O resultado reflete um consumidor satisfeito com a situação atual da economia e das finanças familiares, e moderadamente otimista quanto à evolução da economia nos próximos meses", diz a FGV em nota.

A maior contribuição para a alta do ICC neste mês foi dada pelo quesito que mede a intenção de compras de bens duráveis nos próximos meses: a proporção de consumidores prevendo gastos maiores elevou-se de 9,7% para 11,2%; já a parcela que espera gastos menores diminuiu de 27,5% para 26,5%.

Entre os componentes do indicador, o Índice da Situação Atual (ISA) teve o sétimo mês consecutivo de alta, atingindo o maior nível desde setembro de 2005, aos 124,3 pontos. De outubro para novembro, o indicador que mede a satisfação com a situação econômica local avançou 2,3% ao passar de 89,6 para 91,7 pontos.

O Índice de Expectativas (IE) também voltou a crescer em novembro, em 1,2%, ao passar de 109,4 para 110,7 pontos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições