Confiança econômica na zona do euro cai em agosto, diz comissão

Confiança econômica na zona do euro cai em agosto, diz comissão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

As empresas e os consumidores da zona do euro estão significativamente menos confiantes sobre suas perspectivas econômicas em agosto, segundo dados da Comissão Europeia divulgados nesta terça-feira (30). O índice de sentimento econômico caiu para 98,3, de 103,0 em julho.   Foi a leitura mais fraca desde março do ano passado e ficou abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones, que era de 100,5.

O sexto mês seguido de declínio no indicador é mais uma evidência de que a economia da zona do euro está se desacelerando e sugere que o Banco Central Europeu (B CE ) será imprudente se elevar a taxa de juros pela terceira vez neste ano - embora a inflação permaneça acima da meta.

Setores

Entre os grupos que compõem o indicador, o índice de confiança do consumidor, contudo, caiu menos do que o esperado, de -11,2 em julho para -16,5 em agosto, o resultado mais baixo desde junho do ano passado. Economistas previam uma queda para -16,6.

Entre o empresariado, o índice de confiança da indústria caiu para -2,9 em agosto, de +0,9 em julho, a leitura mais fraca desde julho do ano passado e abaixo da estimativa dos economistas de -2,0.

O índice de confiança do setor de serviços diminuiu para 3,7, de 7,9, o menor nível desde junho do ano passado.

Também houve queda no índice de clima para negócios, para 0,07 em agosto, de 0,44 em julho. Esse foi o resultado mais baixo desde março do ano passado e ficou abaixo das estimativas, que eram de 0,18. O indicador sobre o sentimento no comércio varejista recuou para -8,7 em agosto, de -3,6 em julho, também o menor nível desde março do ano passado.

O único indicador que mostrou melhora foi o de confiança do setor de construção, que subiu para -23,3 em agosto, de -24,3 em julho. As informações são da Dow Jones.                

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições