Construir em SP fica 1,2% mais caro em junho

Construir em SP fica 1,2% mais caro em junho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

O CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo subiu 1,26% em junho frente a maio, somando R$ 951,23, conforme pesquisa divulgada hoje pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV ( Fundação Getúlio Vargas).

No acumulado do ano, o CUB registra alta de 5,43%. No período de 12 meses encerrado em junho, a variação é de 5,69%.

Em nota, o diretor de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, observa que a alta apurada em junho foi influenciada pelo rescaldo dos acordos coletivos da categoria dos trabalhadores da construção. Apesar da data-base do reajuste salarial ter sido em maio, muitos sindicatos do interior só assinaram a convenção em junho, acrescenta Zaidan.

Entre maio e junho, os custos com os salários subiram perto de 8%, resultado próximo do ajuste de 9,75% negociado nos acordos coletivos com os trabalhadores. Ao mesmo tempo, os preços dos materiais de construção permaneceram estáveis.

Em junho, os custos das construtoras com materiais de construção subiram 0,50% frente a maio, enquanto os custos com mão de obra cresceram 1,87% e os salários dos engenheiros aumentaram 1,23%. No período, 33 dos 41 insumos da construção pesquisados aumentaram acima do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) do mês, que registrou queda de 0,18%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições