Controle da inflação é fundamental para o país, diz Meirelles

Controle da inflação é fundamental para o país, diz Meirelles

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

"O BC está comprometido com o regime de metas de inflação, e isso é fundamental para o país", afirmou ele em evento do Institito Brasileiro de Executivos de Finanças em São Paulo.

Segundo Meirelles, a alta dos preços não fugirá da meta estabelecida pelo governo, atualmente em 4,5% com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

"É importante ter um piloto. (O crescimento da economia) tem que ir na maior velocidade possível, mas evitando-se a inflação", afirmou.

Segundo Meirelles, o controle inflacionário é essencial para a previsibilidade da economia, que permite às empresas planejar seus investimentos.

"É a estabilidade de preços e a previsibilidade da economia que geram crescimento sustentável sem desequilíbrio", afirmou. "É preciso que deixemos isso estabelecido como um dos valores da sociedade brasileira", afirmou.

De acordo com o presidente do BC, a inflação brasileira está controlada e isso é importante para impedir erros do passado econômico do país.

"Existe um engano que diz que quanto mais demanda melhor, mesmo que seja superior à capacidade de oferta. É um raciocínio que usamos durante décadas, mas que não funcionou (...). Porque investimento demanda tempo e nesse intervalo teve a inflação. Se nós olharmos a trajetória de inflação no Brasil, vemos que ela está controlada", disse.

Por: Laura Naime

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições