Copom indica que poderá haver aumento de juros em abril

Copom indica que poderá haver aumento de juros em abril

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A maioria dos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central entendeu ser "mais prudente aguardar a evolução do cenário macroeconômico até a próxima reunião, para então dar início ao ajuste da taxa básica" de juros, a Selic.

A informação consta da ata da última reunião do colegiado, realizada na semana passada, quando ficou decidido manter a Selic, em 8,75% ao ano.

Segundo a ata, a maioria dos integrantes do Copom avaliou o "fato de que já está em curso o processo de retirada dos estímulos introduzidos durante a crise".

Por outro lado, informa o documento, os demais membros do comitê entendendo que as projeções de inflação e o balanço de riscos considerado justificariam o início do ajuste já nesta reunião, votaram por uma elevação imediata de 0,50 ponto percentual.

Apesar de a decisão de aumentar a Selic ainda não ter acontecido na reunião deste mês, a ata mostra que houve consenso entre os membros do comitê quanto à necessidade de se implementar um ajuste na taxa básica de juros, para conter descompasso entre expansão da demanda doméstica e a capacidade produtiva da economia, bem como o aumento das expectativas de inflação.

Na reunião do Copom da semana passada, foram cinco votos a favor da manutenção da taxa e três pela elevação da taxa em 0,5 ponto percentual.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 27 e 28 de abril.

Por: Kelly Oliveira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições